Início » O que fazer e o que não fazer na contratação de uma agência de marketing digital
Dicas Valiosas

O que fazer e o que não fazer na contratação de uma agência de marketing digital

O que fazer e o que não fazer na contratação de uma agência de marketing digital
imagem: Divulgação

Sabemos que você trabalhou noites sem dormir e longas horas construindo seu negócio, você está orgulhoso disso e é hora de levá-lo para o próximo nível. Agora, você deseja crescer online e precisa de um grupo de especialistas para ajudá-lo a alcançar seus objetivos.

Sabemos que colocar sua empresa nas mãos erradas pode quebrar sua marca e prejudicá-la, em vez de ajudá-la a crescer. É por isso que criamos este blog para orientar você no processo de contratação de uma Agencia de Marketing Digital e ajudá-lo a tornar o processo um pouco mais fácil.

Você sabia que 51% do tráfego do site vem da pesquisa orgânica? Ou que tal o fato de que 50% de todos os pesquisadores são quatro palavras são mais?

Se você for como muitos empresários, não o faz. E tudo bem. É aí que ter uma agência de marketing digital pode ser útil.

Especialmente porque mais de 40% da receita vem do tráfego orgânico. Com os serviços certos de consultoria de marketing digital, você pode aumentar o tráfego e as taxas de conversão.

Mas a triste verdade é que nem todas as agências de marketing digital são criadas iguais.

Portanto, antes de decidir contratar uma agência digital para seu SEO, mídia social e outras necessidades de marketing online, aqui estão algumas coisas que você precisa saber.

Como a agência digital errada pode prejudicar sua empresa

Quando você está procurando uma nova empresa de marketing digital, pode se sentir compelido a escolher com base no preço. Mas esse erro pode levar você a uma agência medíocre que está mal equipada para lidar com suas campanhas de marketing digital.

Não convencido? Então, talvez você possa aprender com alguns dos erros que outras empresas cometeram ao contratar a agência errada.

Vamos revisar algumas das armadilhas que você pode testemunhar ao deixar de fazer sua devida diligência.

  1. Material de marketing inconsistente

Existem algumas agências de marketing digital por aí que usam processos desatualizados para executar uma campanha. Por exemplo, eles separam seus departamentos.

O problema com isso é que é difícil para o material de marketing manter uma voz e uma visão consistentes. O conceito de que departamentos separados podem concluir um projeto consistente é muito falho.

Para agilizar seu marketing digital, é fundamental que todos os departamentos trabalhem juntos. Os redatores do conteúdo do blog da agência devem trabalhar lado a lado com os redatores de anúncios PPC.

E eles também devem trabalhar em conjunto com os especialistas em SEO e as equipes de análise.

Em suma, todos os departamentos de marketing digital devem trabalhar juntos para garantir que um projeto perfeito seja entregue. Caso contrário, você pode acabar com um conteúdo desalinhado e ineficaz para atrair e converter seus clientes-alvo.

Informe-se sobre como as equipes da agência trabalharão juntas para concluir seu projeto.

  1. Discutir serviços em vez de soluções

Ao consultar uma agência digital pela primeira vez, a conversa não deve girar em torno dos serviços que os especialistas podem oferecer à sua empresa. Em vez disso, a discussão deve ser sobre quais são as necessidades do seu negócio.

Afinal, como os profissionais de marketing digital saberão quais serviços oferecer a você sem primeiro saber sobre os problemas que você está enfrentando? Por exemplo, se você está lutando para obter mais seguidores nas mídias sociais, a agência deve se concentrar em como eles podem gerenciar suas contas de mídia social – não auditar o SEO do seu site.

Se você estiver consultando uma agência de marketing digital de serviço completo, eles poderão oferecer uma estratégia bem equilibrada para melhorar seus resultados.

Mas não se iluda contratando uma agência só porque ela tem uma gama completa de serviços. Veja se eles entrevistam você sobre sua empresa e seus objetivos e se eles oferecem soluções para atingir seus objetivos.

Caso contrário, você acabará pagando milhares por serviços de que não precisa.

  1. Não considerando seu orçamento de longo prazo

No marketing tradicional, o vencedor era sempre aquele com o maior orçamento. Mas um grande orçamento não é a realidade para muitas empresas.

É isso que torna o marketing digital uma ferramenta tão poderosa. Nivela o campo de atuação para empresas menores. No entanto, isso não significa que você terá um suprimento ilimitado de dinheiro para jogar em uma agência digital.

É por isso que é tão importante examinar não apenas seu orçamento inicial, mas também seu orçamento de longo prazo.

Por quê?

Porque o marketing digital é um esforço contínuo. Depois que seu SEO, mídia social, anúncios, conteúdo e outros materiais de marketing forem estabelecidos, não será tudo.

Para manter seu marketing digital, você precisa de uma agência que possa pagar por um longo prazo. Se a empresa de marketing digital com a qual você trabalha não leva em consideração sua capacidade de pagar por serviços contínuos, você corre o risco de pagar a mais e queimar seu orçamento muito rapidamente.

No final, isso só vai atrapalhar seus esforços de marketing digital e desfazer qualquer progresso feito antes que seu orçamento acabe.

  1. Ignorando a construção de relacionamentos e química

As empresas são administradas por humanos, portanto, faz sentido que os clientes construam relacionamentos com eles. Ao fazer isso, você pode tornar o trabalho em equipe um processo contínuo.

Quando você ignora os fundamentos para conhecer as pessoas que trabalham em suas campanhas de marketing, corre o risco de lidar com pessoas com quem tem má química.

Isso pode resultar em vários casos de falhas de comunicação, visões desalinhadas e uma série de outros problemas. Quando chegar a hora de conhecer os indivíduos que gerenciarão sua campanha, reserve um tempo para ter uma ideia deles e de como funcionam.

Concorde com algumas atribuições de teste para ver como as coisas vão. Confie no seu instinto se achar que algo está errado.

  1. Desconexão com suas equipes de negócios

O alinhamento dos departamentos de marketing é tão importante quanto o alinhamento com as equipes de negócios. Se houver reuniões, sua equipe deve estar presente.

Isso ajuda a garantir que a visão e os objetivos da sua empresa sejam inseridos no conteúdo que está sendo criado para o seu negócio. Só faz sentido que todos trabalhem juntos para que os esforços de marketing continuem alinhados.

No entanto, se você estiver trabalhando com uma agência digital que não prioriza ou considera incluir suas equipes no mix, então isso não é um bom sinal. Você corre o risco de ter projetos concluídos de uma forma que não funcione para a sua marca.

Isso é dinheiro desperdiçado em conteúdo que não se conecta ao seu público principal. A coordenação é fundamental para garantir que suas necessidades de negócios sejam sempre atendidas.

  1. Focando em produtos versus resultados

As metas são essenciais quando você está tentando obter um retorno do investimento para o marketing da sua empresa. É por isso que esse deve ser o foco principal de todos os seus esforços de marketing.

Infelizmente, existem algumas empresas de marketing digital que se preocupam mais com a produção do que com os resultados. Quando você trabalha com uma agência como esta, o foco é mais em atingir as metas de conteúdo, não as de negócios.

Por exemplo, cumprir cotas semanais de postagens em blogs e garantir que as postagens sejam agendadas e publicadas nas redes sociais. No entanto, se ninguém estiver prestando atenção em como a saída está afetando o resultado, então você irá balançar e errar todas as vezes.

É seguro dizer que agências eficazes de marketing de mídia digital vinculam todos os seus esforços aos resultados. Por exemplo, se as suas postagens no blog não estão atraindo o público certo, então mudanças devem ser feitas nas palavras-chave que você está alvejando e possivelmente até nos canais que você está promovendo.

Ou, se as postagens do seu blog estão gerando tráfego, mas geram baixas conversões, mudar os tópicos e usar palavras-chave altamente direcionadas pode ajudar.

O marketing digital é um processo de experimentação consistente com campanhas. Essa é a única maneira de ver o que funciona e garantir que você obtenha os melhores resultados possíveis.

Com todas as armadilhas que acompanham a escolha da agência de marketing digital errada, é hora de revisar o que você pode fazer para garantir que selecionou a certa.

Nossa equipe de suporte ao cliente está aqui para responder às suas perguntas. Informe se quer enviar pautas.