Início » Perigos da cozinha doméstica: como evitar contaminações e garantir a higienização? – Revista Bem Estar
Dicas Valiosas

Perigos da cozinha doméstica: como evitar contaminações e garantir a higienização? – Revista Bem Estar

Perigos da cozinha doméstica: como evitar contaminações e garantir a higienização?
imagem da capa: Skitterphoto / Pixabay License

Perigos da cozinha doméstica: como evitar contaminações e garantir a higienização?

A pandemia de Covid-19 transformou os hábitos domésticos e alimentares dos brasileiros. O confinamento obrigou as pessoas não apenas a ficarem dentro de casa, como também trouxe a cozinha para um lugar central na rotina. Em levantamento realizado junto a 17 países, a empresa britânica de pesquisa de mercado GlobalWebIndex constatou que aproximadamente um terço dos brasileiros passou a cozinhar em casa desde o início da quarentena.

Sem a necessidade de deslocamento externo, e com mais tempo disponível, muita gente passou a dar vasão aos dotes culinários. No entanto, quando o assunto é cozinha, um “detalhe” acaba sendo primordial: a higiene das mãos. Desde o preparo dos ingredientes até a hora de levar o prato à mesa, a comida passa por uma ou por várias mãos. Significa dizer que todo o cuidado é pouco na hora de manter a assepsia, garantindo a qualidade do alimento e a proteção da saúde de todos que vão consumi-lo.

Veja quem você pode procurar por: alergista Rio de Janeiro.

Está provado cientificamente: a correta lavagem das mãos (com água e sabão, lavando punhos, palmas, dorsos e entre os dedos, esfregando unhas e pontas dos mesmos na palma) é uma das medidas mais eficazes no combate à inúmeras doenças (entre elas, a Covid-19). O hábito de usar produtos específicos para a assepsia também deve ser adotado. Na cozinha, inclusive, os artigos podem ficar disponíveis em locais de fácil acesso, como pias e lavatórios. O uso do álcool, entretanto, resseca a pele, é tóxico e inflamável, podendo desencadear até queimaduras graves. Ainda existe o risco iminente de acidentes envolvendo a utilização do álcool por crianças nas proximidades de fogões.

Você está procurando um nick para jogos e personalizar seu nome nos jogos ou ideias para construir um nick interessante? Então veja: símbolos para personalizar nick para jogos.

Uma solução eficiente que promove a assepsia e garante a proteção contra microrganismos nocivos à saúde é a linha Ipoclina® Antisséptica, criada pela Vipotech, empresa referência em tecnologia sustentável para higienização. Especialmente desenvolvida para eliminar 99,9% de bactérias, vírus, germes e fungos, a solução natural é dermatologicamente testada e hipoalergênica.

“A matéria prima do nosso higienizador de mãos é o ácido hipocloroso, que é 80 vezes mais eficaz que o hipoclorito de sódio, popularmente conhecido como alvejante de cloro. É a mesma substância produzida pelos glóbulos brancos do corpo humano, para destruir microrganismos invasores”, explica Marcos Andreatta, CEO da Vipotech.

Está à procura por um bom Rodízio de Carne?

“É um composto natural na luta contra infecções. O higienizador é livre de álcool, óleos e sulfatos. Ideal para crianças e adolescentes. Também não prejudica o meio ambiente, pois é biodegradável”, garante o executivo.

Assepsia na cozinha – A primeira atitude é higienizar as superfícies onde os alimentos serão manipulados ou guardados, como pias, lavatórios e despensas. Nesses locais, a higienização pode ser com água e sabão. Também é essencial limpar os produtos. Para alimentos embalados, industrializados, seja um pacote de arroz, ou uma lata de atum, por exemplo, um pano com produtos específicos que matam vírus, germes e bactérias pode ser utilizado.

Para frutas, verduras, legumes e hortaliças, a higiene pode ser feita primeiro com água corrente e, em seguida, por meio da imersão, durante 15 minutos, em solução com água sanitária (uma colher de sopa para um litro de água, respeitando sempre a proporção de 1 por 1 para quantidades maiores). Após esse tempo, o recomendado é lavar mais uma vez em água corrente e deixar secar naturalmente.

Para quem vai para a cozinha preparar a comida, é indicado lavar as mãos quando ocorrer o contato com novos ingredientes – ainda que o calor do cozimento possa inativar o vírus, ele pode permanecer na pele e contaminar alimentos crus ou gelados. A higienização das mãos deve seguir os protocolos indicados pelo Ministério da Saúde.

Ipoclina® Antisséptica – Com fórmula suave e eficaz, a linha Ipoclina® Antisséptica utiliza tecnologia italiana que não deixa resíduos. Trata-se de uma poderosa solução de spray antimicrobiana, eficaz contra todos os tipos de patógenos microbianos.

A maioria dos antissépticos e desinfetantes comuns carrega produtos químicos tóxicos que ressecam a pele e costumam causar alergia ou irritações. A linha Ipoclina® é livre de álcool e atóxica. Eis o grande diferencial em relação a outros produtos do mercado. É ideal para crianças e adolescentes.

“Nossa solução é à base de ácido hipocloroso, o HOCl. Quando produzido fora do corpo, o HOCl é uma solução biocida antimicrobiana eletrolisada que oxida e elimina bactérias, vírus, esporos e fungos”, explica Marcos Andreatta.

“É eficaz e de ação rápida. A superioridade da tecnologia dos nossos produtos está nas fórmulas mundialmente patenteadas que garantem estabilidade e segurança. O ácido hipocloroso é industrializado e comercializado em diversos países, como: Estados Unidos, Itália, Inglaterra, Turquia e Japão, entre outros. A Vipotech é a primeira empresa nacional a industrializar e comercializar o ácido hipocloroso no Brasil”, finaliza o CEO.

Vipotech – A Vipotech é uma empresa brasileira que investe em pesquisas científicas para garantir os mais eficazes e seguros processos de assepsia e desinfecção, por meio da linha de produtos Ipoclina ®. Alia à mais alta tecnologia italiana para industrializar o ácido hipocloroso em sua forma mais pura e segura.

A Vipotech desenvolve produtos com alta tecnologia, sem o uso de substâncias tóxicas. A empresa estabeleceu como propósito causar um impacto positivo e duradouro na saúde e na sanitização, em todo o mundo, revolucionando as medidas de controle de infecções causadas por vírus e bactérias. Saiba mais: https://vipotech.com.br/

IMPRENSA: Higor Gonçalves: higor.fgoncalves@gmail.com / +55 (11) 97031.8503

imagem da capa: Skitterphoto / Pixabay License

Nossa equipe de suporte ao cliente está aqui para responder às suas perguntas. Informe se quer enviar pautas.