Início » Importância da saúde bucal na prevenção de doenças
Saúde & Bem Estar

Importância da saúde bucal na prevenção de doenças

Importância da saúde bucal na prevenção de doenças
imagem: Divulgação

Muito já se sabe hoje em dia sobre a importância da saúde bucal na relação com o bem-estar físico e mental do indivíduo.

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

Isso porque a boca é porta de entrada para inúmeros tipos de bactérias, algumas delas patógenas e que se não tratadas podem evoluir e causar complicações, tanto no trato dental quanto doenças sistêmicas, ou seja, não ficam restritas a apenas um órgão.

A melhor forma de prevenir doenças bucais e correr menos chances de ter que recorrer a um especialista em implante dentário é a correta higienização dos dentes.

Por isso, a escovação por completa e da forma adequada, passando o fio dental entre todos os dentes e reforçando com o uso de enxaguante é necessária, pois, somente esse cuidado pode evitar o acúmulo de bactérias potencialmente nocivas para a saúde.

Um dos principais motivos para o surgimento destes microrganismos está relacionado com os nossos hábitos alimentares, o consumo de industrializados desregulam nosso sistema fisiológico e também são os açúcares o alimento necessário para as bactérias.

Além dos cuidados básicos com a higiene, uma rotina de acompanhamento odontológico é fundamental, pois é o dentista o responsável por diagnosticar doenças, realizar tratamentos, e até mesmo instruir sobre os cuidados básicos que devem ser adotados.

A seguir, o artigo trará algumas das principais doenças bucais e sistêmicas, que podem ser evitadas com as precauções acima mencionadas.

Formação da placa bacteriana e suas consequências

As principais doenças relacionadas à cavidade oral surgem a partir de uma placa bacteriana, essa placa começa a se formar logo após uma higienização e continua a se desenvolver até a próxima.

Portanto, quando essa placa não é eliminada durante a limpeza ela se acumula e pode formar o tártaro, uma camada mineralizada que é precursora das cáries e gengivites, por exemplo.

Cárie

A cárie se caracteriza pela perfuração dos dentes pelas bactérias, e quando não tratada pode atingir os nervos causando muita dor e desconforto entre outros sintomas como:

? Sensibilidade ao toque;

? Presença de pequenos furos;

? Manchas;

? Gengiva inchada e dolorida.

Arestauração dente da frenteou dos outros que possam ser acometidos é o procedimento adotado para eliminar as cáries.

Gengivite

Outra doença bucal bastante comum é a gengivite, uma inflamação nas gengivas, causada pelo acúmulo do tártaro entre os dentes

Esse processo inflamatório se deve ao fato do sistema imunológico estar lutando contra os agentes invasores.

Quando não tratada pode evoluir para uma periodontite, inflamação que atinge as estruturas de sustentação dos dentes, sendo a maior responsável pelas buscas sobre extração de dente preço.

Alguns dos sintomas incluem:

? Inchaço e vermelhidão na gengiva;

? Retração gengival;

? Mau hálito;

? Sangramento ao escovar.

O tratamento básico é a remoção do tártaro e uso de medicamentos para conter o avanço das bactérias, evitando um agravamento que leve à periodontite.

Doenças relacionadas com a saúde bucal

Além daquelas doenças que podem acometer apenas o trato oral, que podem levar ao uso de prótese fixa dentária, estão aquelas que podem se originar a partir de uma doença na boca tornando-se doenças sistêmicas, como é o caso de alguns dos problemas que serão mencionados a seguir.

A partir de uma periodontite, outras doenças podem surgir devido ao comprometimento do sistema imunológico devido a infecção periodontal.

1. Doenças cardiovasculares

Várias doenças cardiovasculares estão atreladas a problemas periodontais, pois essa infecção é causada por tipos de bactérias que atingem também as válvulas cardíacas.

Essa condição tem tanta influência em problemas cardíacos quanto o fumo e hipertensão

2. Diabetes

Estudos têm apontado para uma relação íntima entre problemas periodontais e a diabetes, isso porque as bactérias acumuladas no periodonto e liberadas na corrente sanguínea podem aumentar a resistência à insulina.

Uma vez que as células não absorvem o açúcar ele se acumula causando a hiperglicemia.

3. Pneumonia bacteriana

Algumas doenças respiratórias, entre elas a temida pneumonia, pode estar ligada a doença periodontal, pois algumas bactérias patógenas ao pulmão podem ser transmitidas do periodonto para as vias respiratórias

4. Saúde mental

Por último, mas não menos importante, vale lembrar que o sorriso é um dos principais cartões de visita estético.

Estar com a arcada harmônica e saudável melhora a autoestima pessoal, melhorando as relações pessoais e profissionais, colaborando para uma melhor saúde mental.

Nossa equipe de suporte ao cliente está aqui para responder às suas perguntas. Informe se quer enviar pautas.