Início » O que você precisa saber sobre próteses dentárias?
Saúde & Bem Estar

O que você precisa saber sobre próteses dentárias?

O que você precisa saber sobre próteses dentárias?
imagem: Divulgação

As próteses dentárias são elementos artificiais que são utilizados pelos odontologistas para repor os dentes que faltam ao paciente. Com os avanços da tecnologia, é possível reabilitar toda a boca, mesmo com a ausência total de dentes. Desta forma, é possível dizer que existem três tipos de próteses dentárias. As fixas, removíveis e híbridas.

As próteses são medidas recomendáveis sempre e quando o paciente estiver com a ausência de ao menos um dente. Vale lembrar também que, quando um dente não puder ser reposto, os demais podem se sobrecarregar e vão se mexer, causando espaços entre eless ou até mesmo ficando tortos, uns sobre os outros.

Quais são as principais diferenças entre as próteses dentárias e os implantes?

As próteses dentárias são aplicadas nos dentes adjacentes e são utilizadas para preencher os espaços vazios na dentadura, causados pela perda dos dentes. Já os implantes dentários são utilizados para substituir os dentes perdidos, mas de uma forma diferente, já que neste caso, coloca-se uma peça de titânio que é inserida diretamente ao osso da mandíbula, como se fosse a raiz de um dente natural.

Quanto tempo dura uma prótese dentária? Quais são os cuidados que devemos ter?

Uma vez aplicada, vai depender não só do tipo de prótese, mas também das características biológicas da pessoa. Também deve ser levado em consideração a higiene que o paciente mantenha, assim como os cuidados que realizem.

Ainda assim, vale lembrar também que é muito importante consultar-se regularmente com um odontologista de confiança para que seja possível detectar qualquer problema. A prevenção é fundamental para a manutenção da saúde bucal.

Por que eu deveria investir em uma prótese dentária?

É comprovado que, para além das questões estéticas, a prótese dentária melhora a mastigação dos alimentos, algo fundamental para qualquer indivíduo. Uma vez corrigida toda a dentição e a arcada dentária, pode-se prevenir e até mesmo eliminar problemas relacionados à digestão, já que os alimentos serão mastigados de forma mais eficiente.

Além disso, não podemos negar que um sorriso com a dentição completa eleva a autoestima e autoconfiança do paciente no ambiente de trabalho e também em suas relações pessoas e cotidianas. Outro benefício muito relevante é a dicção. Com as correções após a aplicação da prótese, a fala do paciente fica mais clara e perceptível. Melhorando assim, a comunicação para com as pessoas em seu entorno e dando-lhe mais qualidade de vida.

Agora que você já sabe todas as condições prévias necessárias para o clareamento dental, não perca mais tempo, agende logo a sua consulta com a clínica da Oral 360, para obter melhores condições de saúde bucal e tornar os dentes mais claros e brilhosos. No Rio de Janeiro, a Oral 360 possui clínicas nos bairros da Tijuca e Copacabana. Conheça uma clínica da Oral 360 mais próxima da sua casa.

Oral 360 Tijuca: Rua Conde de Bonfim, 302 – 4º andar – Tijuca – RJ
Oral 360 Copacabana: Rua Figueiredo Magalhães, 226 / Sobreloja – Copacabana – RJ

Nossa equipe de suporte ao cliente está aqui para responder às suas perguntas. Informe se quer enviar pautas.