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10 estratégias de marketing para farmácias que entregam

Revista Bem Estar

Comprar medicamentos online é um hábito que tem se tornado cada vez mais popular. A pandemia foi uma das responsáveis por este novo costume das pessoas que gostaram da praticidade de receber suas encomendas na porta de casa.

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No entanto, a rotina das farmácias que entregam possui desafios.

Estoque, entradas e saídas, atendimento, delivery e envio precisam ser monitorados e melhorados constantemente. Diante disso, é comum que o marketing não receba a atenção merecida e que fará com que o estabelecimento aumente o faturamento.

Na prática, é importante que todos esses processos e as estratégias de marketing caminhem juntos para que as farmácias que entregam possam se tornar referência no serviço delivery.

Para dar uma força na rotina dos proprietários de farmácias que entregam, selecionamos dicas de marketing para colocar em prática, aumentar o faturamento e ser lembrado pelos consumidores.

1) Crie seu diferencial de mercado

O diferencial de mercado pode ser dos produtos vendidos, no marketing, no atendimento e até mesmo na entrega.

No entanto, trata-se de um diferencial que deve guiar as estratégias, estar presente no propósito da sua farmácia que entrega e aparecer nas ações que a sua empresa realiza.

O marketing será utilizado para reforçar estes diferenciais, mas sempre lembrando que ele será uma forma de comunicar o que a sua farmácia que entrega tem feito na prática.

2) Cliente no centro

As empresas que têm estratégias focadas no cliente no centro costumam ter níveis altos de satisfação, um fator que incentiva a recompra e que incentiva que os clientes indiquem sua farmácia que entrega a outras pessoas.

O desafio de colocar o consumidor no centro não é tarefa fácil, sobretudo, quando esse objetivo sobrepõe as metas de faturamento e lucro.

Por isso, é importante lembrar que a estratégia do cliente no centro traz benefícios a médio e longo prazo, fundamentais para a longevidade de qualquer empresa.

3) Saiba quem é público

Conhecer o seu público-alvo é fundamental para que você desenvolva estratégias assertivas e que tenham resultados eficientes.

A máxima que diz que quem tenta atingir todas as pessoas acaba não atingindo ninguém não poderia ser mais verdadeira.

E isso é ainda mais prejudicial quando se fala em varejo farmacêutico. Por isso, certifique-se de criar campanhas e estratégias segmentadas para cada público.

4) Faça anúncios por localização

O recurso de geolocalização é um grande aliado das farmácias que entregam, principalmente porque permite criar ofertas para determinadas regiões, aumentando o nível de personalização da experiência e entrega para os clientes.

Além disso, a geolocalização pode fazer parte de estratégias que visam atingir as pessoas, motoristas e a vizinhança que passa próximo ao seu estabelecimento todos os dias.

Tire proveito desse recurso! Ele está disponível no Facebook e Instagram.

5) Faça melhorias constantes no seu site

Atualmente, todas as pessoas utilizam redes sociais e navegam por diferentes websites diariamente.

Por esse motivo, sabe-se que sites com difícil navegação perdem a atenção do usuário rapidamente.

Diante desse fato, as melhorias do seu e-commerce que visam aprimorar a navegabilidade devem ser constantes.

Dica: considere fornecer um formulário pós-compras para que os clientes dêem feedbacks a fim de tornar a experiência de navegação a melhor possível.

6) Invista em anúncios estratégicos

Nós já falamos sobre a importância de conhecer o seu público, e um dos motivos é que isso é fundamental para criar anúncios estratégicos e eficientes, seja no Instagram, no Facebook, no LinkedIn ou no Google..

Você pode criar anúncios segmentados de acordo com os perfis e produtos para determinados públicos, por exemplo. As chances dele atingir os objetivos e converter vendas é muito maior do que um anúncio genérico.

7) Atenção ao atendimento

O atendimento é um grande diferencial, que mantém milhares de pessoas fiéis a centenas de estabelecimentos durante anos.

Por isso, é importante garantir que o atendimento da sua farmácia que entrega proporcione uma experiência confortável, prática e atenciosa para os clientes, mesmo que não haja contato pessoalmente.

8) Faça treinamentos com os funcionários

Fundamental para oferecer um atendimento atencioso, o treinamento dos funcionários garante que a cultura da empresa e as práticas de excelência sejam transmitidas através do atendimento e em todos os níveis de contato com o público.

Uma boa maneira de criar e realizar treinamentos é fazer avaliações e dar feedbacks constantes sobre o desempenho de cada atendente, sobre os pontos sensíveis e também os pontos positivos.

Além disso, determinar as práticas padrões será fundamental para guiar os colaboradores diante de situações sensíveis e de estresse em atendimentos de rotina.

9) Relacionamento com fornecedores e funcionários

A maneira como a sua farmácia que entrega se relaciona com fornecedores e com os funcionários têm influência direta na maneira como esses agentes se relacionam com a empresa.

Essas relações fazem parte da cultura da empresa e aparecem no dia a dia, no momento em que os funcionários estão atendendo clientes ou ainda quando sua equipe está negociando com fornecedores.

Essas práticas refletem diretamente na percepção e reputação da sua farmácia que entrega e, por isso, merecem sua atenção!

10) Produza conteúdo

Compartilhar conteúdos informativos e educativos sobre os produtos vendidos pela sua farmácia que entrega é uma maneira de melhorar a percepção dos clientes e de educá-los sobre os benefícios daqueles produtos.

Além disso, essa estratégia é fundamental para que o seu marketing não fique limitado a ofertas e promoções que podem comprometer a saúde financeira do seu negócio.

Comece agora a colocar essas dicas em prática!

Fonte: Revistabemestar

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