Desestressar, acalmar e relaxar a mente e o corpo. Estes são os focos principais de uma massagem relaxante, a qual busca o alívio das tensões e das dores, especialmente para as pessoas que sofrem com estresse do dia a dia.
Além disso, a terapia estimula o fluxo sanguíneo por todo o corpo, ajudando a impulsionar o sistema imunológico. A massagem relaxante permite que o corpo se recupere e recarregue as forças, e geralmente envolve movimentos fluidos e com pressão. Podem ser feitas apenas com as mãos, com o uso de loções e cremes ou com utensílios.
Uma das técnicas que têm este aspecto é a bambuterapia. Realizada com óleos sedosos, que preparam a pele para o bambu, a terapia utiliza este item natural, aquecido, como se fosse um rolo, alongando os músculos para aliviar todos os tipos de dores. As extremidades do bambu são usadas para empurrar os pontos de pressão nas solas dos pés, processo que recupera possíveis problemas nos calcanhares.
O calor do bambu tem eficácia porque penetra profundamente no tecido, chegando aos nós mais difíceis. Além disso, é útil no tratamento de todos os tipos de lesões musculares, podendo beneficiar pessoas que sofrem de esclerose múltipla e fibromialgia.
Originária da massagem ayurvédica, a shantala é uma antiga técnica de massagem para bebês e é muito comum na cultura oriental, principalmente na Índia. Consiste em movimentos lentos e harmônicos ao longo do corpo do bebê, permitindo não apenas o relaxamento da criança, mas também muitos outros benefícios.
Já a massagem com pedras quentes (aquecidas a uma temperatura agradável) é uma prática que envolve o uso de pedras planas e aquecidas (feitas de basalto) que o massagista coloca em pontos-chave em todo o corpo, áreas que controlam o fluxo de energia e, quando recarregadas, podem ajudar a reequilibrar o corpo e a alma. O terapeuta desliza suavemente as pedras sobre o corpo do praticante, parando de vez em quando para descansá-las em diferentes áreas das pernas e costas.
Oferecendo todos os benefícios de uma massagem com pedras quentes, com um toque tropical, a massagem com conchas de lava usa conchas autoaquecidas para aliviar todos os tipos de dores. Após passar óleo aquecido, o terapeuta usa as conchas aquecidas nas palmas das mãos e, com leves movimentos suecos, atua para soltar os músculos e aliviar qualquer tensão.
Também para quem precisa relaxar e se recompor, a massagem de aromaterapia pode ser exatamente uma ótima pedida. Os óleos essenciais aplicados podem fazer tudo, desde energizar a desestressar, bem como combater dores musculares.
O poder dos óleos essenciais é forte. Em primeiro lugar, por meio de sua inalação, o paciente fica relaxado com seu cheiro calmante. Penetram na pele e aliviam qualquer dor muscular e tensão reprimida.
Através dos efeitos físicos do óleo no corpo, os cheiros que viajam pelas narinas, ativam as percepções do cérebro para ajudar a relaxar emocionalmente.
A reflexologia, por sua vez, é um tratamento que se adapta a todos, independentemente da idade ou problemas de saúde. Baseada na antiga terapia chinesa e egípcia de mãos e pés, datada de 4.000 a.C., foi redescoberta no século passado, pela fisioterapeuta Eunice Ingham, que criou uma série de técnicas que ajudou milhares de pessoas. A reflexologia é uma forma eficaz de melhorar o bem-estar mental e físico.
Geralmente realizada em uma cadeira própria, a quick massage é feita em poucos minutos e é bem-sucedida em aliviar o estresse, a tensão e a dor nas costas. Shiatsu e sueca são duas técnicas aplicadas durante as sessões. Enquanto a primeira tende a usar movimentos de pressão e leves batidas, a segunda é caracterizada por longos movimentos de deslizamento e pressão, fazendo muito bem para a saúde.