Início » A Depressão incapacita milhões mas segundo psicanalista Renata Bento há saída
Saúde & Bem Estar

A Depressão incapacita milhões mas segundo psicanalista Renata Bento há saída

Revista Bem Estar


A Pandemia do Coronavírus desestabilizou todo o planeta e colocou em pauta um problema que há pouco tempo atrás era negligenciado: a depressão. Mas que infelizmente ainda sofre com preconceito. Manter a saúde mental tem sido um grande desafio para muitos, principalmente devido a quarentena ou falta de condições financeiras e segundo a OMS – Organização Mundial de Saúde – a depressão seria a principal doença em 2020, previsão visionária. Estima-se hoje que, mais de 300 milhões de pessoas, de todas as idades – sofram com a depressão

– Avançamos em muitas direções, mas ainda existe um estigma social em torno dos transtornos mentais, inclusive, esse é um dos obstáculos para se iniciar um tratamento adequado. No pior dos casos, se não for tratada a tempo, a depressão pode até levar ao suicídio. Ainda há quem veja a depressão como coisa de gente fraca, e questiona: “mas a pessoa tem tudo, beleza, família, dinheiro, trabalho, como pode ter depressão?” Então eu lembro, é como qualquer outra doença, requer cuidado e tratamento – alerta a psicanalista RENATA BENTO Psicóloga .Membro da Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro. Membro da International Psychoanalytical Association – UK.Membro da Federación Psicoanalítica de América Latina – Fepal.

O uso de álcool e drogas enfraquece emocionalmente ainda mais a pessoa, e pode camuflar a depressão

Os sintomas podem ser os mais diversos: irritabilidade, euforia, perda do sono, humor exaltado, angústia, excesso de atividades, sonolência, diminuição das atividades, perda do apetite, excesso de apetite, entre outros, enumera Renata também especialista em tratamento com familia: adultos e adolescentes. “Repare que os sintomas são os mais diversos, desde um estado que paralisa a pessoa até a euforia. A depressão rói a pessoa por dentro, e, aos poucos tira sua funcionalidade sem que se perceba” – alerta.

Segundo a Dra. Renata Bento a depressão traz angústia em busca de um sentido, porém na tentativa de expulsar essa angústia, algumas pessoas podem criar novos problemas, como por exemplo, o uso abusivo de álcool e drogas.

– O uso de substâncias anestesiadoras só tem um objetivo: aumentar a dose, porque enfraquece emocionalmente ainda mais a pessoa, e pode camuflar uma depressão de base, fazendo com que a depressão não seja tratada e as substâncias falsamente apaziguadoras – álcool e drogas – passem a ser por seu excesso, o foco central – esclarece a Psicanalista

Atividade física regular a quem está deprimido é um dos ‘remédios’. Corpo e mente não se separam

Mas há saídas. Renata Bento lembra que o acompanhamento psicológico é necessário em todos os tipos de depressão e em muitos casos, a medicação, com acompanhamento médico, além de atividade física regular. A médica esclarece que o benefício da atividade física está no fato de o cérebro liberar neurotransmissores – endorfina, dopamina e serotonina – e estes ajudam a aliviar os sintomas da depressão.

– Pode parecer estranho recomendar atividade física a quem está deprimido e não consegue, por exemplo, sair de casa. Nesse caso, o início do acompanhamento psicológico e a medicação podem ajudar muito, na contenção dos sintomas, e no retorno da funcionabilidade da pessoa, incluindo o início, retorno ou manutenção do exercício físico. Atividade física regular é um dos ‘remédios’ para a depressão. Corpo e mente não se separam, lembrem-se disso – aconselha RENATA BENTOPsicanalista – Psicóloga .Membro Associado da Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro. Membro da International Psychoanalytical Association – UK.Membro da Federación Psicoanalítica de América Latina – Fepal. Especialização em Psicologia clínica com criança PUC-RJ. Perita ad hoc do TJ/Rj – RJ. Assistente Técnica em processo judicial. Especialista em familia, adulto, adolescente.





Fonte: Revistabemestar

Redação Revista Bem Estar

Adicionar comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Nossa equipe de suporte ao cliente está aqui para responder às suas perguntas. Informe se quer enviar pautas.