Quem gosta de cozinhar sabe que é preciso haver uma série de cuidados na hora de preparar uma refeição, desde a escolha dos alimentos e ingredientes até entender o modo de preparo e os melhores utensílios para elaborá-las.
Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!Mas nem todo preparo de refeição precisa ser demorado. É superpossível cozinhar receitas deliciosas e muito fáceis inclusive em dias mais corridos e mega-agitados. Por isso, veja a seguir como fazer isso e quais eletrodomésticos são fundamentais, como micro-ondas, sanduicheiras, entre outros exemplos.
Comprar e preparar os alimentos
O primeiro passo para ter uma alimentação saudável é comprar os alimentos e prepará-los. Isso demanda que você organize em quais dias da semana poderá ir até uma feira ou mercado próximo de sua casa.
Vale verificar os dias de promoções e buscar os tipos de produtos nesses momentos. Também é necessário reservar um tempo para prepará-los. Receitas fáceis são mais rápidas, então vale acordar um pouco mais cedo para tomar um café da manhã ou não deixar o cansaço vencer no início da noite, ao chegar do trabalho.
É igualmente essencial consumir alimentos frescos e evitar comer aqueles que permaneceram muitos dias preparados e armazenados no interior da geladeira. Isso traz riscos de contaminação e pode não cair bem no seu estômago. Ao consumir sucos de frutas cítricas, por exemplo, beba na mesma hora, pois essas frutas oxidam quando o seu interior permanece em contato com o oxigênio.
Frutas
Quando se fala em saúde, as frutas são um item obrigatório em qualquer dieta. E dá para preparar várias opções com diferentes tipos. No café da manhã, que tal uma boa salada de frutas para começar o dia com leveza e equilíbrio?
Para se manter bem hidratado, vale também preparar sucos feitos de frutas naturais (vale misturar diferentes tipos de frutas) ou vitaminas (com algumas frutas e leite). Esses tipos de alimentos são leves, fáceis e rápidos para preparar e ótimos para saciar a fome em momentos como o início da manhã ou o fim de tarde.
Omelete de legumes
Para um almoço mais leve e rápido de preparar, que tal uma omelete de legumes? Para prepará-la, basta bater dois ovos em uma tigela e temperar com ervas de sua preferência.
Em seguida, aqueça uma colher de sopa de azeite de oliva em uma frigideira e adicione uma xícara de alguns legumes — que tal tomate, pimentão e vagem? Deixe-os cozinhar por até 4 minutos até que fiquem macios e então despeje tudo na frigideira: os ovos batidos, os legumes macios e verifique a consistência. Quando você sentir que ela está bem firminha, é hora de virar e dourar o outro lado. Depois, é só sentar e se deliciar!
Salada de grão-de-bico
Outra receita simples, saudável e muito saborosa é a salada de grão-de-bico. Esse prato é ótimo por ser mais leve, então pode ser uma boa para o jantar, após um dia agitado.
Para prepará-lo, basta lavar o conteúdo de uma lata de grão-de-bico e misturá-lo com um tomate, meia cebola roxa e salsinha a gosto, todos picados. Para temperar, utilize sal, azeite de oliva, pimenta e limão.
Guacamole
Quem gosta de experimentar outros sabores pode preparar uma boa guacamole. Para tanto, pegue o abacate (da espécie brasileira, ok?), raspe bem a polpa e passe para uma vasilha. Então, amasse bem com a ajuda de um garfo.
Aos poucos, acrescente suco de limão espremido, sal a gosto e misture tudo como um purê. Vale acrescentar outros temperos de que você goste (como cominho, para realçar o sabor).
Em seguida, adicione meia cebola roxa e um tomate grande sem sementes bem picadinhos. Junte um pouquinho de coentro. Para finalizar, coloque uma pimenta-malagueta sem sementes picada bem miúda. Sirva a guacamole com chips, crackers ou tacos. Ele é fácil e saboroso para compartilhar com visitas em sua casa
É possível manter a saúde sem dedicar horas para preparar refeições. Com essas dicas e receitas, você consegue manter uma boa dieta sem precisar comprometer tanto tempo, o qual também pode ser dedicado ao descanso e ao lazer.