Depois de ir ao oftalmologista e descobrir que você precisa usar um óculos de grau, o próximo passo é escolher a armação e a lente ideal para a sua necessidade. Para fazer isso, é necessário pensar não somente no design, cores e estilo, mas também se preocupar com a qualidade da peça e seguir algumas dicas de cuidados essenciais e que fazem toda a diferença para que o seus óculos tenha um maior tempo de vida útil.
Limpeza diária
Esse é um dos principais fatores se tratando da preservação dos óculos de grau, além do mais, lentes sujas e embaçadas incomodam e atrapalham a visão e podem até mesmo ajudar a riscar as lentes.
O material mais recomendado para realizar essa limpeza são as flanelas de microfibra, que normalmente acompanham a peça na hora da compra. Elas servem para limpar e remover aquelas sujeirinhas e poeiras do dia a dia, especialmente se você trabalha fora, quando saímos na rua, os óculos acumulam toda a poluição do ambiente externo.
Para uma limpeza mais completa e profunda, quando se tratar de uma sujeira mais espessa, o ideal é usar produtos anti-estáticos que tenham álcool isopropílico em sua composição. Eles podem ser encontrados em óticas em formato spray. Você também pode lavar com água corrente e detergente neutro.
Altas temperaturas
Com a chegada do verão e as altas temperaturas do nosso país, o calor extremo pode danificar alguns materiais que são usados para fabricação das armações, um deles é o acetato. Em alguns outros casos, as matérias-primas podem rachar ou quebrar por estarem mais vulneráveis. Os revestimentos das lentes também estão sujeitos a sofrer danos.
Guarde quando não for mais usar
É um gesto simples, mas que irá fazer toda a diferença em se tratando da vida útil dos óculos. Isso porque é muito comum esquecer esse acessório tão importante no carro, na mesa, na cama e em outros lugares no qual ele está sujeito a avarias.
No momento da compra dos seus óculos de grau, você geralmente recebe a peça dentro de um estojo, com uma flanela para limpeza. É interessante andar sempre com esse estojo e sempre que não precisar mais usar seus óculos, guardá-lo bem seguro e protegido. Essas capinhas são resistentes ao calor e a alguns tipos de impacto, evitando que as lentes sejam riscadas, quebrem ou entortem.
Deixe as lentes sempre para cima
Os cuidados abrangem não somente a armação, mas principalmente as lentes, que são frágeis e facilmente danificadas. Se não houver possibilidade de guardar seus óculos no estojo de proteção, opte por deixá-los com as lentes viradas para cima e as hastes para baixo. Esse gesto evitará o atrito das lentes com qualquer superfície áspera ou que contenha ranhuras que podem riscar e até mesmo quebrar suas lentes.
Uma dica extra de cuidado com as suas lentes é submetê-las a um tratamento anti reflexivo, adicionar uma película extra com característica protetora e antiestática para ajudar a diminuir os danos que possam ser causados a elas.