[ad_1]
Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!A psicologia apresenta um universo amplo de atuação para os profissionais. Sem dúvidas, um dos campos mais tradicionais e procurados atualmente é o da Terapia Cognitivo Comportamental. O objetivo desta área é devolver ao paciente o controle sobre a própria vida. Para isso, o profissional precisa estar bem munido de técnicas e apresentar um arcabouço teórico e prático capaz de oferecer as melhores soluções. Além disso, a Terapia do Esquema oferece saídas inovadoras para os tratamentos tradicionais.
Tendo em vista a necessidade de conhecimento para aplicação dos métodos existentes. O mais indicado é que os psicólogos procurem por um bom curso de Terapia Cognitivo Comportamental. Através do qual, a pessoa estará apta a oferecer a flexibilidade cognitiva necessária ao seu paciente. Em outras palavras, o profissional permitirá as mudanças nas emoções e no comportamento de quem busca por terapia.
Uma das atuações de um bom terapeuta cognitivo comportamental consiste em atuar diretamente nas crenças do paciente. Assim, é possível ressignificar e reestruturar todo o esquema psicológico que envolve essas crenças.
Conheça a Terapia do Esquema
Dentro da Terapia Cognitivo Comportamental encontra-se a Terapia do Esquema. Esta área do estudo psicológico tem angariado cada vez mais adeptos, além de ampliar sistematicamente o espaço de atuação na prática clínica. É possível encontrar um ótimo curso de Terapia do Esquema online.
A Terapia do Esquema se centra na abordagem estruturada, integrativa e sistemática para basear a atuação do profissional. De modo objetivo, a Terapia do Esquema visa o estudo dos padrões de ação e das percepções e sentimentos que se originam ainda na infância da pessoa. Todos esses elementos se desenvolvem na mente e são refletidos em comportamentos autodestrutivos ou disfuncionais na vida madura.
Esta ciência se pauta, principalmente, nos trabalhos publicados e pesquisados por Jeffrey Jung. Ela é uma ferramenta poderosa para desvendar os elementos e as situações que causam sofrimento em boa parte dos indivíduos. Afinal, todo mundo possui algum tipo de angústia que precisa ser trabalhada. Boa parte dessas angústias acabam se originando em momentos passados, nos quais ainda não temos a maturidade cognitiva para processar as informações e agir da melhor maneira.
Terapia cognitiva precisa da prática
Na hora de escolher um curso de aperfeiçoamento desta área, o mais indicado é buscar por opções que ofereçam conhecimento prático. Claro que a carga teórica de qualidade é importante e necessária. Porém, quando pensamos em cognição, estamos falando de conceitos que se refletem escancaradamente na vida palpável das pessoas.
Busque por instituições que ofereçam mais do que videoaulas. O ideal é contar com indicações de artigos, instrumentos de avaliação, inventários, formulários de conceitualização de casos com exemplos clínicos e outras ferramentas.
Assim, é possível garantir um aprendizado além do básico. Na era da inovação, a terapia cognitiva pautada na Terapia do Esquema pode atender um público variado. Ela pode ser aplicada a casais, a transtornos alimentares, ao atendimento de pacientes em grupo, a crianças e adolescentes. Vale a pena se debruçar sobre o tema e aproveitar suas várias possibilidades.
[ad_2]