Início » Os cuidados principais que você precisa ter com os óculos de grau
Dicas Valiosas

Os cuidados principais que você precisa ter com os óculos de grau

Os cuidados principais que você precisa ter com os óculos de grau
imagem: Divulgação

Depois de ir ao oftalmologista e descobrir que você precisa usar um óculos de grau, o próximo passo é escolher a armação e a lente ideal para a sua necessidade. Para fazer isso, é necessário pensar não somente no design, cores e estilo, mas também se preocupar com a qualidade da peça e seguir algumas dicas de cuidados essenciais e que fazem toda a diferença para que o seus óculos tenha um maior tempo de vida útil.

Limpeza diária

Esse é um dos principais fatores se tratando da preservação dos óculos de grau, além do mais, lentes sujas e embaçadas incomodam e atrapalham a visão e podem até mesmo ajudar a riscar as lentes.

O material mais recomendado para realizar essa limpeza são as flanelas de microfibra, que normalmente acompanham a peça na hora da compra. Elas servem para limpar e remover aquelas sujeirinhas e poeiras do dia a dia, especialmente se você trabalha fora, quando saímos na rua, os óculos acumulam toda a poluição do ambiente externo.

Para uma limpeza mais completa e profunda, quando se tratar de uma sujeira mais espessa, o ideal é usar produtos anti-estáticos que tenham álcool isopropílico em sua composição. Eles podem ser encontrados em óticas em formato spray. Você também pode lavar com água corrente e detergente neutro.

Altas temperaturas

Com a chegada do verão e as altas temperaturas do nosso país, o calor extremo pode danificar alguns materiais que são usados para fabricação das armações, um deles é o acetato. Em alguns outros casos, as matérias-primas podem rachar ou quebrar por estarem mais vulneráveis. Os revestimentos das lentes também estão sujeitos a sofrer danos.

Guarde quando não for mais usar

É um gesto simples, mas que irá fazer toda a diferença em se tratando da vida útil dos óculos. Isso porque é muito comum esquecer esse acessório tão importante no carro, na mesa, na cama e em outros lugares no qual ele está sujeito a avarias.

No momento da compra dos seus óculos de grau, você geralmente recebe a peça dentro de um estojo, com uma flanela para limpeza. É interessante andar sempre com esse estojo e sempre que não precisar mais usar seus óculos, guardá-lo bem seguro e protegido. Essas capinhas são resistentes ao calor e a alguns tipos de impacto, evitando que as lentes sejam riscadas, quebrem ou entortem.

Deixe as lentes sempre para cima

Os cuidados abrangem não somente a armação, mas principalmente as lentes, que são frágeis e facilmente danificadas. Se não houver possibilidade de guardar seus óculos no estojo de proteção, opte por deixá-los com as lentes viradas para cima e as hastes para baixo. Esse gesto evitará o atrito das lentes com qualquer superfície áspera ou que contenha ranhuras que podem riscar e até mesmo quebrar suas lentes.

Uma dica extra de cuidado com as suas lentes é submetê-las a um tratamento anti reflexivo, adicionar uma película extra com característica protetora e antiestática para ajudar a diminuir os danos que possam ser causados a elas.

Nossa equipe de suporte ao cliente está aqui para responder às suas perguntas. Informe se quer enviar pautas.