Início » Implante de Neuroestimulador Sacral mostrou-se eficaz no controle urinário e fecal
Destaque Saúde & Bem Estar

Implante de Neuroestimulador Sacral mostrou-se eficaz no controle urinário e fecal

Estudos recentes indicam que o implante de Neuroestimulador Sacral emergiu como a opção terapêutica mais eficaz para pacientes enfrentando incontinência fecal, apresentando taxas de sucesso superiores a 70%, demonstrando sua eficácia e potencial no tratamento desta condição.

A incontinência anal afeta até 18% da população geral, com incidência variando entre populações e países. Essa condição é caracterizada pela falta de controle esfincteriano, incluindo a perda involuntária de fezes ou gases, gerando assim um grande prejuízo para a qualidade de vida dos indivíduos acometidos.

O sintoma pode acometer qualquer indivíduo, independentemente da idade. Entretanto, é mais comum em mulheres após a menopausa. Pode estar associada ao diabetes, doenças neurológicas, traumas da região anorretal relacionados ao parto vaginal ou como consequências de cirurgias na região pélvica ou anorretal.

A boa notícia é que já existem tratamentos para solucionar o problema. A opção mais inovadora é o implante de um neuroestimulador sacral. O dispositivo é semelhante a um marca-passo e é implantado com uma técnica minimamente invasiva na região sacral.

Os estímulos promovem uma neuromodulação cortical que ajudam o organismo a recuperar o controle do esfincter anal e urinário.  
“A neuromodulação é indicada para o tratamento dos distúrbios funcionais do assoalho pélvico, como a incontinência fecal, e incontinência urinária, distúrbios de defecção e dor retal crônica. Uma das vantagens desta técnica é a possibilidade da realização de um teste, quando o efeito da neuromodulação é observado. Assim, é possível acompanhar a melhoria dos sintomas, quando então indicamos o implante definitivo”, explica a
coloproctologista  Lucia de Oliveira, uma das pioneiras desta cirurgia no Brasil.

De acordo com a especialista, titular da Sociedade Brasileira de Coloproctologia, o procedimento é indicado para pacientes com incontinência fecal que não apresentam melhora com o tratamento clínico e que tem um quadro grave, com grande prejuízo na qualidade de vida : “O implante do euroestimulador  tem proporcionado uma grande melhora dos sintomas, devolvendo a auto estima dos pacientes e permitindo o retorno do convívio social.  A neuromodulação recupera circuitos nervosos perdidos ou danificados e permite que o paciente volte a realizar suas atividades habituais com mais segurança. Mais de 70% dos pacientes têm resposta positiva ao tratamento”, afirma Lucia de Oliveira, que já realizou mais de 100 cirurgias deste tipo. Em todo o mundo, cerca de 325 mil pessoas já passaram por cirurgias para a implantação do neuroestimulador  sacral.

Implante de Neuroestimulador Sacral mostrou-se eficaz no controle urinário e fecal

Dra. Lucia Oliveira – Coloproctologista

Dra. Lucia Oliveira é proctologista, doutora em Cirurgia do Aparelho Digestivo pela Universidade de São Paulo, membro titular e especialista da Sociedade Brasileira de Coloproctologia, Membro Titular e especialista em Cirurgia Geral pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões, pós-graduada no Departamento de Cirurgia Colorretal da Cleveland Clinic Florida. Além disso, é autora de seis livros, sendo o “Anorectal Physiology, a clinical and surgical perspective” (Editora Springer) o mais recente. Visite o site da Dra. Lucia de Oliveira: https://proctologiaclinica.com.br/ e o seu instagram: @proctologiaclinica

Redação Revista Bem Estar

Adicionar comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Nossa equipe de suporte ao cliente está aqui para responder às suas perguntas. Informe se quer enviar pautas.