Cuidados com o cordão umbilical do recém nascido

O cordão umbilical é fundamental durante a gravidez, é através dele que o bebê recebe o oxigénio e os nutrientes necessários para crescer dentro da barriga da mãe.

Depois do nascimento, o cordão é cortado e o bebê fica com cerca de 2 a 4 cm de comprimento, preso com uma mola, a mãe deve ter especial cuidado com este bocadinho de cordão.

O cordão umbilical pode demorar entre os 7 e os 15 dias até cair, durante este tempo é muito importante ter alguns cuidados com a sua limpeza.

Com o tempo vai mudando de cor e de textura ficando com uma cor preta até secar e cair, algumas mãos guardam o coto do cordão umbilical como recordação.

Cuidados com o cordão umbilical

Deve limpar o cordão umbilical com uma gaze esterilizada, daquelas que são vendidas em embalagens individuais e embebida e álcool etílico a 70%. Alguns médicos podem recomendar que deixe sarar naturalmente.

Sempre que mudar a fralda deve ter o cuidado de ver se a zona do umbigo fica completamente seca, é importante que mantenha a zona bem seca. A fralda também deve ser colocada de forma a tapar esta zona, o ar ajuda cicatrizar e a secar mais depressa o cordão. Existem algumas fraldas à venda na farmácia com um recorte para facilitar a muda de fraldas.

Deve deixar que ele caia naturalmente, esqueça as mezinhas da avó que dizem que se deve colocar ligas ou outros objectos para que o umbigo fique para dentro, tenha apenas o cuidado de manter o cordão limpo e seco.

Sinais de alarme com o cordão umbilical

Tenha especial cuidado se a zona tiver um odor forte e a podre, se ficar vermelho ou se deitar pus, estes são principais sinais de infecção, se notar alguma alteração ligue para o médico para informar, ele é a melhor pessoa para a informar sobre o que fazer.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários