Início » Cuidado ao calçar o sapato escorpiões estão por toda parte
Dicas Valiosas Saúde & Bem Estar

Cuidado ao calçar o sapato escorpiões estão por toda parte

Revista Bem Estar
[ad_1]

Os escorpiões são o pesadelo de muitas pessoas. Principalmente aquelas que possuem crianças e animais pequenos em casa. Esses animais letais podem atingir casas em qualquer tipo de ambiente, e não apenas em zonas rurais, como se pensa.

Estar alerta agora no verão é essencial para evitar acidentes com os escorpiões. Vamos descobrir como nessa publicação.

Por que precisamos nos preocupar com escorpiões em centros urbanos?

Os centros urbanos nem sempre estão seguros dos tão temidos escorpiões. Principalmente os ambientes que estão perto de construções em andamento, terrenos baldios ou córregos.

Isso porque esses animais gostam de locais secos, quentes, como por exemplos em madeiras, tijolos e telhas. Se existir algum material orgânico melhor. Portanto, é preciso tomar cuidado com materiais de construção que estejam ao ar livre, já que esses animais podem estar se escondendo por lá.

Além disso, com o avanço dos centros urbanos, os escorpiões ficam cada vez mais próximos de casas e apartamentos. Procurando por comida e abrigo seguro, acabam invadindo esses locais.

Por que precisamos nos preocupar com isso no verão?

Durante a primavera e verão, começam os períodos chuvosos. Como já dissemos anteriormente, os escorpiões gostam de locais quentes e, ao notar a umidade trazida pelas chuvas, correm para se abrigar em casas ou escombros que possuam madeira, para serem aquecidos.

Nisso, acabam entrando nas residências urbanas, principalmente aquelas que estão próximas aos locais de risco que já citamos aqui. Portanto, se você está em um desses ambientes, redobre os cuidados com dedetizações, e com crianças e animais pequenos. Eles são os mais afetados por essa praga urbana que pode causar até mesmo a morte. É preciso ficar de olho aberto.

imagem: Canva.com

Quais os danos que os escorpiões podem causar?

O principal dano que um escorpião causa a seres humanos tem a ver com o seu veneno. Ele provoca desequilíbrios fisiológicos graves no corpo de humanos adultos, podendo levar a insuficiência cardíaca, a problemas de cunho cerebral e muitos outros danos. No caso de crianças, a ação do veneno é mais rápida, já que adultos são maiores em estrutura física do que bebês e crianças.

Portanto, é de extrema importância tomar cuidado com os fatores de risco e com quem é mais vulnerável ao veneno dessas pragas urbanas. Afinal, acidentes graves e que levam a morte podem acontecer.

Por que os escorpiões gostam de sapatos?

Não só de sapatos, mas armários, despensas e estantes que oferecem ao escorpião um local seguro e escuro para se esconder. Ele procura esses ambientes para que predadores ou os próprios humanos não possam encontrá-los e para que possam transitar de um ambiente para outro em segurança.

Mas é exatamente aí que os escorpiões causam a maioria dos acidentes com seres humanos.

Ao calçar o sapato ou colocar a mão em alguma gaveta da despensa, as pessoas acabam não notando a presença do animal que se sente ameaçado e pica o desavisado. Com isso é preciso tomar ações rápidas para evitar tragédias.

Quais os cuidados na hora de se prevenir de ataques escorpiões?

Os cuidados são bastante simples e visam prevenir a entrada e estadia desses hóspedes indesejados. Segue uma lista de ações que você pode praticar para evitar escorpiões e acidentes com esses animais peçonhentos:

  • Limpar regularmente móveis, cortinas, quadros, cantos de parede, jardins, quintais e terrenos baldios;
  • Não depositar ou acumular lixo, entulho e materiais de construção perto de casa ou no quintal e jardim
  • Vedar frestas e buracos em paredes, assoalhos, forros e rodapés;
  • Combater insetos como baratas que são alimentos para escorpiões;
  • Antes de calçar sapatos ou colocá-los para dentro de casa conferir se não há nenhum escorpião dentro;
    imagem: Canva.com

E se tenho crianças em casa? O que devo fazer?

Sempre fique de olho nos ambientes que o seu filho mais costuma frequentar. Além disso, é importante investir em dedetizações regulares para proteger principalmente esses ambientes. Do contrário, os escorpiões terão livre acesso ao ambiente das crianças. Além disso, aplique todas as dicas que te demos anteriormente para proteger de forma eficaz toda a sua casa.

Encontrei um escorpião, o que eu faço?

Não tente tocar ou matar o escorpião com o pé ou mão. Isso pode levar a acidentes e picadas. Além disso, o escorpião não é sensível a inseticidas comuns. Portanto, o ideal é chamar o controle de pragas urbanas de confiança para lidar com o assunto.

O que fazer se eu for picado por um escorpião?

Primeiramente, tire uma foto do escorpião para levar até a central de emergência mais próxima. Depois disso, lave a picada e se direcione para a UPA mais próxima com a foto do animal peçonhento, para identificação do tipo de veneno e do antídoto necessário para a aplicação.

Após a aplicação do antídoto, é possível que outras recomendações médicas sejam requisitadas, tais como repouso ou a não alimentação durante as primeiras 8- 12 horas. O importante é sempre procurar ajuda médica o mais rápido possível.

Chama a Ajax que resolvemos!

Pragas urbanas realmente não são agradáveis de se lidar. É por isso que agendar dedetizações regularmente é necessário. Ainda mais com a chegada da primavera, que é quando as infestações tendem a ocorrer com mais frequência. Hoje entendemos não só a necessidade de um profissional para aplicar soluções rápidas para acabar com pragas, mas conhecemos alguns dos métodos mais utilizados e mais eficazes do mercado atual. Portanto, não deixe a situação fugir do controle. Entre em contato e agende uma visita para acabar de uma vez por todas com os cupins.

A Dedetizadora AJAX realiza serviços de manutenção, como dedetização, extermínio de pragas urbanas, desentupimento e reparos na rede hidráulica.

Você pode contratar nossos serviços para sua casa ou empresa a qualquer hora do dia. Pois, nosso atendimento é 24 horas por 7 dias na semana. Ademais, existem diversos canais de atendimento que podem ser utilizados pelos clientes, incluindo nosso telefone (11) 4114-6060; WhatsApp (clique no botão ao lado e fale com um de nossos consultores);redes sociais e via formulário de contato.

[ad_2]

Fonte: Revistabemestar

Redação Revista Bem Estar

Adicionar comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Nossa equipe de suporte ao cliente está aqui para responder às suas perguntas. Informe se quer enviar pautas.