Início » 06 dicas para revitalizar a sua busca de emprego
Dicas Valiosas

06 dicas para revitalizar a sua busca de emprego

06 dicas para revitalizar a sua busca de emprego
imagem: Divulgação

Amaneira como procuramos emprego e interagimos uns com os outros para encontrar oportunidades usando métodos online ou off-line está mudando; há muitos obstáculos para encontrar o sucesso.

Na busca de emprego, a persistência vale seu peso em ouro. Você pode já ter feito várias pesquisas de emprego online e isso é um bom começo. Inscreva-se diretamente no site da empresa e um recrutador de executivos pode entrar em contato com você diretamente por e-mail ou telefone.

Talvez você já tenha se inscrito em dezenas de sites online e não tenha recebido nenhuma resposta ou tenha recebido muitas ofertas para entrevistas, mas não conseguiu o emprego. Você lidará com muita rejeição diariamente, mas mantenha o queixo erguido. Se você estava prestes a jogar a toalha, não espere até tentar algumas das dicas a seguir para renovar sua busca de emprego.

Dica 01: Recrutadores

Os recrutadores são um recurso inestimável para praticamente qualquer candidato a emprego e especialmente se você for um trabalhador altamente qualificado com habilidades específicas da empresa. Os recrutadores têm vagas de emprego ativas que devem ser preenchidas em um determinado período de tempo.

Essas vagas de emprego ativas muitas vezes não são anunciadas publicamente, então você terá uma chance melhor de mostrar seus talentos acima do barulho de mil inscrições. Entre em contato com os recrutadores periodicamente para manter-se a par das vagas de emprego atuais em seu campo.

Muitos recrutadores trabalham principalmente e apenas em determinadas áreas, como Tecnologia da Informação ou Engenharia Química. Enquanto outros podem trabalhar em muitas vagas, como é o caso de empresas de pessoal que têm vagas gerais em todos os campos, como vendas e gerenciamento. Os recrutadores conhecem outros recrutadores, portanto, não tenha vergonha de perguntar sobre vagas de emprego em sua área de trabalho.

Dica 02: Estágios

Você já assistiu “O Aprendiz”? Como um aprendiz, o estagiário pode ser remunerado ou não. Oferecer-se para realizar um estágio gratuito fornecerá as habilidades necessárias para vencer a concorrência. E quem sabe se você for capaz de impressionar o empregador, poderá ter uma oferta de emprego na mesa quando o estágio for concluído.

Dica 03: Serviços de Carreira

Recém formados e futuros graduados têm a oportunidade de construir relacionamentos e propostas de emprego por meio de feiras de emprego gratuitas no campus oferecido por sua faculdade ou universidade. O site Procuro Emprego sempre apóia essas feitas.

Lembre-se de que as empresas pagam para estar lá e estão procurando por você, então dê o seu melhor e faça alguns contatos. A colocação em certas empresas que fazem parte dos ex-alunos de sua faculdade pode ser algo a ser analisado e fazer parte de seu portfólio de busca de emprego.

Serviços pagos como contratar um coach de carreira, pode ser uma opção se você puder pagar por um e precisar de ajuda para refinar sua etiqueta de entrevista e apresentação, bem como seu currículo.

Dica 04: Referências de pares

A melhor maneira se houver, de conseguir o emprego é por meio de uma referência de pares. Sua família e amigos são a ferramenta número um em seu arsenal para encontrar uma carreira além do seu nível de experiência e escolaridade.

Eles já construíram confiança e têm experiência ou antiguidade na empresa em que trabalham atualmente. A indicação deles lhe dá uma vantagem. Eu tentei usando uma indicação de um dos membros da minha família e consegui o emprego na hora.

A vantagem das referências de colegas é que as pessoas em sua rede, sua família e amigos, sabem das vagas de emprego na empresa em que trabalham antes que qualquer outra pessoa saiba; antes de ser anunciado ou dado a um recrutador para obter candidatos.

Dica 05: Redes sociais

A mídia social ainda está forte e com o advento dos botões ‘aplicar via’ LinkedIn ou Facebook separam seu perfil social de seu perfil social profissional para dar aos recrutadores e empregadores uma visão positiva e especializada de você.Se estiver usando o twitter, assine as linhas do tempo de recrutadores profissionais e envie uma mensagem pessoal de seu interesse nas vagas disponíveis.

As redes sociais também têm vagas de emprego publicadas em seu site, como o Procuro Emprego, que permite identificar empresas pelo número de associados que você conhece dentro da empresa. Você também pode pesquisar no LinkedIn.

Dica 06: Reinvente seu currículo

Os currículos estão ganhando vida própria atualmente para atrair mais atenção dos empregadores. Primeiro, saiba o que é importante para a empresa para a qual você está se candidatando. Conheça as três opções de como adicionar currículo no Linkedin.

Seja consciência cultural, produtividade ou interatividade social, incorpore-o em seu formato de currículo. O currículo em vídeo tira a parede de papel entre você e seu entrevistador. Faça sentir sua presença.

O currículo social incorpora não apenas experiências e números de referência, mas também citações sobre sua produtividade de ex-empregadores. Adapte seu currículo para ser específico do setor e forneça amostras ao vivo de seu trabalho.


06 dicas para revitalizar a sua busca de emprego

Nossa equipe de suporte ao cliente está aqui para responder às suas perguntas. Informe se quer enviar pautas.